quinta-feira, 17 de maio de 2012

Criatividade


CRIATIVIDADE

            A criatividade não é um dom especial que só algumas pessoas possuem.
            Você pode desenvolver sua criatividade se buscar continuamente a informação sobre tudo que o cerca, se tiver sensibilidade para todas as coisas que acontecem à sua volta e curiosidade para descobrir o que se esconde nas aparências dos fatos, dos objetos, das pessoas.
            A inspiração do “click”, é o resultado final de muita leitura, observação e analise. A inspiração é o momento em que o arquivo mental entra em ação e abre-se uma gaveta com uma grande idéia. Para que esta gaveta se abra, o arquivo tem que ser abastecido.

COMO SER CRIATIVO

1. Faça anotações. Não saia sem papel ou lápis ou algo para escrever. Anote tudo, não confie na sua memória.
2. Armazene idéias. Coloque em cada pasta um assunto. Idéias para a casa, para aumentar sua eficiência no trabalho, para ganhar dinheiro.
E vá aumentado este banco de dados através de leitura, viagens, conhecimento com novas pessoas, filmes, competições esportivas, etc...
3. Observe  e absorva. Observe tudo cuidadosamente. Aproveite o que você observa. E principalmente, observe tudo como se fosse a última vez que você fosse ver.
4. Desenvolva uma forte curiosidade sobre pessoas, ciosas, lugares. Ao falar com outra pessoa faça com que ela se sinta importante.
5. Aprenda a escutar e a ouvir, tanto com os olhos quanto com os ouvidos. Perceba o que não foi dito.
6. Descubra novas fontes de idéias. Através de novas amizades, de novos livros, de assuntos diversos e até de artigos como este que você está lendo
7. Mantendo sinal verde de sua mente sempre ligados, sempre aberto.
8. Construa GRANDES idéias a partir de pequenas idéias. Associe idéias. Combine. Adapte. Modifique. Aumente. Diminua. Substitua. Reorganize-as. E finalmente, inverta as idéias que você tem.
9. Evite coisas que enfraqueçam o cérebro: barulho, fadiga, negativismo, dietas desequilibradas, excessos em geral.
10. Aprenda a fazer perguntas que desenvolvam o seu cérebro: Quem, Quando, O quê, Porquê, Qual, Como.
11. Coloque as idéias em ação. Lembre-se de que uma idéia razoável colocada em ação é muito melhor que uma grande idéia arquivada.
12. Use o seu tempo ocioso com sabedoria. Lembre-se de que na maior parte das grandes idéias, os grandes livros, as grandes composições musicais, as grandes invenções foram criadas no tempo ocioso de seus criadores.




FASES DO PROCESSO CRIATIVO

1. Preparação
            É a fase de coleta e manipulação do maior número de dados e elementos pertinentes a um problema. Ler, anotar, discutir, colecionar, consultar, rabiscar, cultivar sua concentração no assunto.
2. Incubação
            É quando o inconsciente entra em ação e, desimpedido pelo intelecto, elabora as inesperadas conexões que constituem a essência da criação.
3. Iluminação
            O momento da gênese da idéias, a iluminação ou síntese ocorre para o homem criativo em incubação nos momentos mais inesperados.
4. Ventilação
            Nesta fase, o intelecto termina a obra que a imaginação iniciou. O criador analisa, julga e testa sua idéia para avaliar sua adequação.

A CRIATIVIDADE E O CLUBE DE DESBRAVADORES

1. O mundo atual vive de dinheiro e tecnologia;
2. Não temos dinheiro nem tecnologia; precisamos usar de grande cria                         atividade para tornar o programa do clube atrativo;
3. A criatividade no clube não deve ser apenas uma receita para o sucesso ou uma prática da diretoria. Deve ser um ideal de vida e desenvolvimento a ser alcançado pelo desbravador;
4. Temos muitas mentes criadoras em nossas mãos, e o seu sucesso em parte depende de nós.


PENSAMENTOS

“As pessoas que vencem neste mundo são as que procuram as circunstâncias de que precisam e, quando, não as encontram, as criam.”
(Bermard Shaw  -  Filósofo)
 “Minhas invenções são fruto de 1% de inspiração e 99% de transpiração.”
(Thomas Edison  -  Inventor)
“As mentes são como os pára-quedas: só funcionam se estiverem abertas.”
(Ruth Noller  -  Pesquisadora da
Universidade de Buffalo)
“As boas idéias vêm do inconsciente. Para que uma idéia seja relevante o inconsciente precisa estar bem informado.”
(David Ogilvy  -  Publicitário)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...