segunda-feira, 28 de maio de 2012

Saudação Maranata

*+*    “O Senhor logo vem”.   *+*


Braço direito levantado com a mão espalmada e o dedo polegar dobrado.

Os 4 dedos levantados representam os quatro “A” da palavra MARANATA e o dedo polegar
curvado representa o Desbravador ajoelhado e pronto a Amar, Anunciar, Apressar e Aguardar a vinda de Jesus.


Os estudiosos não nos sabem informar a razão de Paulo haver empregado esta palavra em uma carta aos gregos, mas uma das possíveis razões é que por Paulos ser profundo conhecedor de várias línguas e também do aramáico e por alguma predileção por esta palavra, ele a empregou. Talvez possamos conjeturar que fosse uma expressão muito vulgarizada em seu tempo.

Conforme alguns etimologistas, a palavra MARANATHA deve ser decomposta da seguinte maneira:


MAR= Senhor     NA= Nosso      ATHÁ= Veio


Os três elementos querem dizer: O nosso Senhor veio e voltará, conforme a promessa feita por Jesus em São João 14: 1 a 3.

O Vocábulo MARANATHA, não é de origem grega, nem Hebraica, mas Aramaica. Ela aparece, apenas 1 vez na Bíblia, empregada por Paulo em I Coríntios 16:22.

De acordo com os comentaristas do Dicionário Enciclopédia da Bíblia, o fato de Paulo haver escrito em grego para os Cristãos de língua grega, usando essa forma aramaica, talvez se explique pela suposição de que tal forma, proveniente de uma comunidade de língua aramaica, provavelmente da Palestina, ficou conhecida e usada em todas as comunidades cristãs através de um hino, a semelhança de Amém e Aba.

Essa fórmula é uma profissão de fé em Jesus como Senhor e na sua volta; e é isso que crê e acredita cada Desbravador e é por esse Pr. Leo Ranzolinmotivo que usamos essa saudação cristã, como o mais sublime e exultante testemunho da esperança na vinda do Senhor Jesus.

Um Desbravador ao saudar com Maranatha, ele esta demonstrando que acredita que Jesus Cristo logo voltará e esta dando o seu testemunho e ao mesmo tempo mostrando o significado do termo Maranata.

A primeira vez que esse símbolo foi usado no Brasil, foi num Curso de Liderança para Desbravadores, no Ano de 1976, em Itapema, pelo Pastor Léo Ranzolin. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...