quinta-feira, 7 de junho de 2012

Lição 07/06/2012


Quinta
Ano Bíblico: Jó 18, 19


Livre para ser escravo


ABíblia deixa claro que antes éramos escravos do pecado, mas por intermédio de Cristo, deixamos de ser escravos (Rm 6:6), fomos libertados (Gl 5:1), livrados da ira (1Ts 1:10), adotados (Rm 8:15) e regenerados (1Pe 1:23).

O obreiro eficaz para Deus é aquele que entregou a Ele o passado e aceitou Seu poder para operar no presente e no futuro. Em outras palavras, os que foram libertados por Cristo podem ser Seus escravos. Se não entendermos essa verdade, pode parecer estranho que a libertação leve à escravidão, mas isso é tão verdadeiro quanto os ditados: “Para estar cheios espiritualmente devemos nos esvaziar continuamente”, e “O caminho para a vitória é se entregar constantemente”.


9. O que Paulo, Timóteo, Tiago e Simão Pedro queriam dizer quando declararam que eram servos de Deus e de Jesus Cristo? Como devemos aplicar essa ideia em nossa vida? Fp 1:1Tg 1:12Pe 1:1

Normalmente, os servos ou escravos eram propriedade de um senhor, o qual os obrigava a trabalhar. Atuar pelo Mestre no sentido cristão é uma escolha totalmente voluntária. Deus nos ama demais para forçar nossa vontade. Quando Timóteo, Tiago e Simão Pedro usaram essas palavras estavam indicando sua completa identificação com Cristo e com Sua causa. Eles estavam afirmando seu serviço inteiramente para Ele como seu Senhor. Estavam renunciando à sua presunção a fim de que os outros olhassem somente para Jesus. Nessa descrição da escravidão vemos dedicados seguidores prometendo lealdade e devoção através do serviço altruísta.

10. De que tipo de escravidão precisamos ser libertados? Qual é o caminho para a liberdade? Jo 8:34-36

Os ouvintes de Jesus sabiam muito bem que os escravos não tinham nenhuma garantia. Eles poderiam ser vendidos ao capricho do seu dono, enquanto o filho do senhor estava sempre garantido no lar. Jesus usou a situação contemporânea dos escravos para transmitir uma importante verdade espiritual. Se o Filho de Deus o tornar espiritualmente livre da escravidão do pecado, você estará realmente livre. Seria incomum que escravos libertados se colocassem voluntariamente de volta na escravidão no sentido literal; mas, espiritualmente, isso é o que acontece quando somos libertados da escravidão do pecado e nos tornamos escravos de Cristo (Rm 6:17, 18). Se estamos livres das coisas que fazem com que nos concentremos em nós mesmos, estamos livres para considerar os outros e o que podemos fazer para beneficiá-los. Nisso reside a chave para uma vida de serviço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...