Introdução
Para
garantir a integridade física dos mais de 15.000 participantes do VI CAMPORI
UCB – “GRITO DA VITÓRIA”, foi criado um projeto especial de atendimento à
saúde, conforme segue abaixo. Este descritivo da estrutura e
procedimentos contará com a participação de todos os Agentes de Saúde dos
clubes, de acordo com escala pré-definida, além de outros profissionais
voluntários em suas áreas competentes. Pedimos a todos que leiam
atentamente, e nos ajudem no desenvolvimento das tarefas quando solicitados.
Plano
Geral
Durante
os dias 24-29/julho, estarão disponíveis os seguintes recursos de atendimento à
saúde:
·
1 Central Médica (no
prédio da UNIMED): será comandada por médicos do HASP e outros parceiros, em
esquema de escala. Ali serão atendidos os casos mais graves e medicados,
e encaminhados para a rede hospitalar da região se necessário;
·
3 Ambulâncias (1 UTI
móvel, 2 D.A.): a central médica contará também com unidades móveis de
atendimentos, para casos especiais e traslados até a rede hospitalar da região,
quando necessário;
·
7 Unidades Locais de Atendimento Geral: cada
Associação terá uma unidade local para atendimentos gerais (dores de cabeça,
enjoo, insolação, cólicas, e outros casos menores). A ideia é que o
acesso para um tratamento adequado seja rápido e efetivo. Esta logística
também aliviará o fluxo de atendimento na central médica. Cada Unidade
Local de Atendimento funcionará 24h/dia (exceto durante os cultos), e terá
sempre: 1 enfermeiro (COREN), e 2 assistentes (Agentes de Saúde dos clubes)
atendendo sob uma tenda, com 01 maca, cadeiras, e material de atendimento
básico;
·
1 Equipe de Resgate: composta por
10 socorristas. Esta equipe será acionada quando for necessário a imobilização
e transporte de incapaz, desde o local da ocorrência até a central médica;
·
1 carro para resgate: carro
amplo, 4×4, para entrar nos lugares ermos, quando solicitado.
Funcionalidade
do Plano
Em
caso de ocorrência, o paciente deverá procurar imediatamente o Agente de Saúde
do seu clube. O Agente de Saúde irá encaminhar a pessoa até a unidade de
atendimento mais próxima, portando consigo: 1) a pasta de fichas
médicas do clube; 2) a bolsa que contém todo material de primeiros
socorros; 3) medicamentos providenciados pelo clube ou de uso pessoal
do acampante, conforme requisito.
O
atendimento será feito utilizando o material médico do próprio clube, e caso
necessário será usado do estoque das unidades. Se precisar, o paciente
será encaminhado ao próximo nível de atendimento.
Escalas
·
Central Médica e Ambulâncias: plantões de 6h a ser
escalado entre os médicos;
·
Unidades Locais de Atendimento (Associação):
plantões de 6h. O primeiro turno será dia 24/julho, 06:00 ás 12:00, e o
último dia 29/julho, 12:00 ás 18:00. Cada associação precisa
prover:
o
4 Enfermeiros (COREN)
-> cada enfermeiro fará plantão de 6h/dia, todos os dias (conforme tabela em
anexo);
o
44 Agentes de Saúde dos clubes ->
cada agente de saúde fará uma única escala de 6h durante todo o evento
(conforme tabela em anexo). Haverá pontuação para os clubes de
acordo com a participação ou não dos agentes de saúde em cumprimento a escala.
Orientações
para Agentes de Saúde
·
Esteja onde está o seu clube, para estar acessível
em caso de necessidade;
·
Quando o clube não estiver em atividade, combine um
local onde você poderá ser facilmente localizado;
·
Tenha sempre um telefone em mãos, com carga de
bateria cheia;
·
Tenha a bolsa de primeiros socorros e medicamentos
á disposição para levar ao atendimento;
·
Por questões de higiene e prevenção, pessoas que
usam inaladores devem levar de casa o seu próprio aparelho. Os aparelhos
poderão ser utilizados nas dependências das unidades locais de
atendimento. O equipamento comunitário disponível na central médica será
utilizado somente para emergências.
·
Medicamentos: cuidar com conservação de remédios,
validade, e transporte, inclusive dentro do ônibus. Não exponha ao calor,
luz, ou muita movimentação;
·
Tenha a pasta de fichas médicas das crianças sempre
em mãos;
·
Não falte na sua escala de atendimento na unidade
local de atendimento. Será apenas um atendimento de 6 horas durante todo
o evento.
·
Inspeção de caixa de primeiros socorros: a inspeção
da caixa de primeiros socorros será feita nas unidades de atendimento local,
conforme escala.
Contatos
dos responsáveis pela Área da Saúde
·
Pr. Oliveiros Jr. (12) 9700-6704 – oliveiros.junior@paulistadovale.org.br
·
Pr. Vinícius (12) 9789-6505 – vinicius.metzker@paulistadovale.org.br
·
Paloma (11) 5776-9192 (celular) – paloma.wanny@paulistadovale.org.br
·
Mário (11) 9143-6256 – clubedelideres@terra.com.br
·
Ceciani (12) 9765-6342 – cecianilisboa@hotmail.com
Rede
Hospitalar
A rede
de atendimento hospitalar de Barretos conta com uma estrutura capaz de atender
todas as emergências e casos necessários. Segue abaixo uma lista das
unidades de atendimento da cidade:
·
Santa Casa de Barretos (público)
o
UTI, Pronto Socorro, centro cirúrgico, todas
especialidades, ambulatório, e clínica diagnóstica.
o
Atende: SUS, e diversos particulares
o
Av. Vinte e Três 1208, Centro, Barretos – SP, CEP:
14780-320, (17) 3321-2500
o
Hospital São Jorge (particular)
§
UTI, Pronto Socorro, centro cirúrgico, todas
especialidades, ambulatório, e clínica diagnóstica.
§
Atende: diversos particulares
§
Rua Trinta e Dois 176, Centro, Barretos – SP, CEP:
14780-320, (17) 3321-5050
§
Hospital São Judas Tadeu / Hospital do Câncer
§
Rua Antenor Villela Duarte 1331, Barretos – SP,
CEP: 14780-500, (17) 3321-6600
§
Hospital Osvaldo Cruz
§
Rua Vinte e Quatro 1469, Centro, Barretos – SP,
CEP: 14780-500, (17) 3322-0002
§
UBS’s que atendem a cidade:
§
Alberto Moreira: (17) 3329-1107
§
America: (17) 3324-5131
§
Barretos II: (17) 3322-4754
§
Cecapinha: (17) 3324-2426
§
Christiano Carvalho: (17) 3325-2677
§
CSU: (17) 3322-1055
§
Derby Club: (17) 3324-2060
§
Ibirapuera: (17) 3324-4233
§
Ibitu: (17) 3326-5208
§
Los Angeles: (17) 3324-1477
§
Marilia: (17) 3322-1327 / 3325-2830
§
Pimenta: (17) 3324-5133
§
São Francisco: (17)3322-5145
OBS: todos
participantes do Campori devem levar consigo a CARTEIRA DO SUS e a CARTEIRA DE
PLANO DE SAÚDE PARTICULAR (caso tenham). Caso alguém não possua carteira
do SUS, deve providenciar em qualquer UBS próximo da sua residência. É
necessário RG e comprovante de residência. É confeccionada na hora, e não
há custos.
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