segunda-feira, 9 de julho de 2012

Boletim nº 9 - Saúde - VI Campori UCB

Boletim nº 9 – Saúde
Introdução
Para garantir a integridade física dos mais de 15.000 participantes do VI CAMPORI UCB – “GRITO DA VITÓRIA”, foi criado um projeto especial de atendimento à saúde, conforme segue abaixo.  Este descritivo da estrutura e procedimentos contará com a participação de todos os Agentes de Saúde dos clubes, de acordo com escala pré-definida, além de outros profissionais voluntários em suas áreas competentes.  Pedimos a todos que leiam atentamente, e nos ajudem no desenvolvimento das tarefas quando solicitados.
Plano Geral
Durante os dias 24-29/julho, estarão disponíveis os seguintes recursos de atendimento à saúde:
·         1 Central Médica (no prédio da UNIMED): será comandada por médicos do HASP e outros parceiros, em esquema de escala.  Ali serão atendidos os casos mais graves e medicados, e encaminhados para a rede hospitalar da região se necessário;
·         3 Ambulâncias (1 UTI móvel, 2 D.A.): a central médica contará também com unidades móveis de atendimentos, para casos especiais e traslados até a rede hospitalar da região, quando necessário;
·         7 Unidades Locais de Atendimento Geral: cada Associação terá uma unidade local para atendimentos gerais (dores de cabeça, enjoo, insolação, cólicas, e outros casos menores).  A ideia é que o acesso para um tratamento adequado seja rápido e efetivo.  Esta logística também aliviará o fluxo de atendimento na central médica.  Cada Unidade Local de Atendimento funcionará 24h/dia (exceto durante os cultos), e terá sempre: 1 enfermeiro (COREN), e 2 assistentes (Agentes de Saúde dos clubes) atendendo sob uma tenda, com 01 maca, cadeiras, e material de atendimento básico;
·         1 Equipe de Resgate: composta por 10 socorristas. Esta equipe será acionada quando for necessário a imobilização e transporte de incapaz, desde o local da ocorrência até a central médica;
·         1 carro para resgate: carro amplo, 4×4, para entrar nos lugares ermos, quando solicitado.
Funcionalidade do Plano
Em caso de ocorrência, o paciente deverá procurar imediatamente o Agente de Saúde do seu clube.  O Agente de Saúde irá encaminhar a pessoa até a unidade de atendimento mais próxima, portando consigo: 1) a pasta de fichas médicas do clube; 2) a bolsa que contém todo material de primeiros socorros; 3) medicamentos providenciados pelo clube ou de uso pessoal do acampante, conforme requisito.
O atendimento será feito utilizando o material médico do próprio clube, e caso necessário será usado do estoque das unidades.  Se precisar, o paciente será encaminhado ao próximo nível de atendimento.
Escalas
·         Central Médica e Ambulâncias: plantões de 6h a ser escalado entre os médicos;
·         Unidades Locais de Atendimento (Associação): plantões de 6h.  O primeiro turno será dia 24/julho, 06:00 ás 12:00, e o último dia 29/julho, 12:00 ás 18:00.  Cada associação precisa prover:
o    4 Enfermeiros (COREN) -> cada enfermeiro fará plantão de 6h/dia, todos os dias (conforme tabela em anexo);
o    44 Agentes de Saúde dos clubes -> cada agente de saúde fará uma única escala de 6h durante todo o evento (conforme tabela em anexo).  Haverá pontuação para os clubes de acordo com a participação ou não dos agentes de saúde em cumprimento a escala.
Orientações para Agentes de Saúde
·         Esteja onde está o seu clube, para estar acessível em caso de necessidade;
·         Quando o clube não estiver em atividade, combine um local onde você poderá ser facilmente localizado;
·         Tenha sempre um telefone em mãos, com carga de bateria cheia;
·         Tenha a bolsa de primeiros socorros e medicamentos á disposição para levar ao atendimento;
·         Por questões de higiene e prevenção, pessoas que usam inaladores devem levar de casa o seu próprio aparelho.  Os aparelhos poderão ser utilizados nas dependências das unidades locais de atendimento.  O equipamento comunitário disponível na central médica será utilizado somente para emergências.
·         Medicamentos: cuidar com conservação de remédios, validade, e transporte, inclusive dentro do ônibus.  Não exponha ao calor, luz, ou muita movimentação;
·         Tenha a pasta de fichas médicas das crianças sempre em mãos;
·         Não falte na sua escala de atendimento na unidade local de atendimento.  Será apenas um atendimento de 6 horas durante todo o evento.
·         Inspeção de caixa de primeiros socorros: a inspeção da caixa de primeiros socorros será feita nas unidades de atendimento local, conforme escala.
Contatos dos responsáveis pela Área da Saúde
·         Pr. Oliveiros Jr. (12) 9700-6704 – oliveiros.junior@paulistadovale.org.br
·         Pr. Vinícius (12) 9789-6505 – vinicius.metzker@paulistadovale.org.br
·         Paloma (11) 5776-9192 (celular) – paloma.wanny@paulistadovale.org.br
·         Mário (11) 9143-6256 – clubedelideres@terra.com.br
·         Ceciani (12) 9765-6342 – cecianilisboa@hotmail.com
Rede Hospitalar
A rede de atendimento hospitalar de Barretos conta com uma estrutura capaz de atender todas as emergências e casos necessários.  Segue abaixo uma lista das unidades de atendimento da cidade:
·         Santa Casa de Barretos (público)
o    UTI, Pronto Socorro, centro cirúrgico, todas especialidades, ambulatório, e clínica diagnóstica.
o    Atende: SUS, e diversos particulares
o    Av. Vinte e Três 1208, Centro, Barretos – SP, CEP: 14780-320, (17) 3321-2500
o    Hospital São Jorge (particular)
§  UTI, Pronto Socorro, centro cirúrgico, todas especialidades, ambulatório, e clínica diagnóstica.
§  Atende: diversos particulares
§  Rua Trinta e Dois 176, Centro, Barretos – SP, CEP: 14780-320, (17) 3321-5050
§  Hospital São Judas Tadeu / Hospital do Câncer
§  Rua Antenor Villela Duarte 1331, Barretos – SP, CEP: 14780-500, (17) 3321-6600
§  Hospital Osvaldo Cruz
§  Rua Vinte e Quatro 1469, Centro, Barretos – SP, CEP: 14780-500, (17) 3322-0002
§  UBS’s que atendem a cidade:
§  Alberto Moreira: (17) 3329-1107
§  America: (17) 3324-5131
§  Barretos II: (17) 3322-4754
§  Cecapinha: (17) 3324-2426
§  Christiano Carvalho: (17) 3325-2677
§  CSU: (17) 3322-1055
§  Derby Club: (17) 3324-2060
§  Ibirapuera: (17) 3324-4233
§  Ibitu: (17) 3326-5208
§  Los Angeles: (17) 3324-1477
§  Marilia: (17) 3322-1327 / 3325-2830
§  Pimenta: (17) 3324-5133
§  São Francisco: (17)3322-5145
OBS: todos participantes do Campori devem levar consigo a CARTEIRA DO SUS e a CARTEIRA DE PLANO DE SAÚDE PARTICULAR (caso tenham).  Caso alguém não possua carteira do SUS, deve providenciar em qualquer UBS próximo da sua residência.  É necessário RG e comprovante de residência.  É confeccionada na hora, e não há custos.

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